Enfarte.com

Informações sobre o enfarte, conhecido popularmente como ataque cardíaco.

Get it on Google Play

Psicoterapia

A psicoterapia utiliza-se no contexto da doença coronária para combater tanto o factor de risco que por si próprio supõe o stress psicossocial como o trauma proveniente de se ter sofrido um enfarte do miocárdio ou uma angina de peito. O stress psicossocial considera-se um fac­tor de risco da doença coronária. Esta quali­ficação foi muito controvertida, mas verificou­-se existirem os seguintes factores psicossociais de risco:

Todos estes factores devem combater-se mediante:

1. Técnicas aumentando a resistência do organismo face ao stress como: 

2. Eliminação de situações laborais de risco, sempre que possível.  N o que se refere ao doente que sofreu um enfarte de miocárdio, são de válida aplicação todas as técnicas anteriormente mencionadas, mas requer-se, além disso, uma psicoterapia especial, devendo iniciar-se já no período hos­pitalar dado estes pacientes apresentarem:

Estas reacções psicológicas após um enfarte de miocárdio são normais nos primeiros dias, mas, numa percentagem nada desprezível de casos, esta situação torna-se crónica, sendo necessária a psicoterapia.

Uma técnica muito útil nestes casos é a psicoterapia de grupo, visto permitir que o paciente se veja apoiado por pessoas na sua situação, desaparecendo assim os sentimentos de medo e de inferioridade.

Nalguns países existem equipas desportivas integradas exclusivamente por doentes coroná­rios. Conseguiu-se assim reduzir os factores de risco coronário e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

Concluindo, todos os pontos anteriormente mencionados permitem plenamente a readaptação dos pacientes na sociedade. Alguns poderão regressar ao seu trabalho habitual, enquanto outros deverão beneficiar de uma reforma antecipada. Neste último caso é muito importante a confiança do doente no seu cardiologista, já que será de aceitar o diagnóstico sem reservas e é também muito importante abrir um psicólogo novos horizontes de actividade ao doente.


Baixe nosso aplicativo no Google Play:

Get it on Google Play