Enfarte.com

Informações sobre o enfarte, conhecido popularmente como ataque cardíaco.

Sabia que a dor de barriga está associada ao enfarte? Leia mais em problemas abdominais associados à dor de barriga

Sintomas descritivos

Os sintomas da doença coronária são às vezes difíceis de valorizar. Nalguns casos, outras doenças podem manifestar-se de igual modo, como uma hérnia no estômago ou uma inflamação das articulações existentes entre as costelas e o esterno. Noutros, a doença coronária pode manifestar-se de forma atípica, por exemplo, como uma indigestão.

sintomas da angina de peito

O sintoma principal é a dor torácica, ainda que no caso de pacientes diabéticos, idosos e doentes sob os efeitos do álcool, possa não ser assim. As características importantes de toda a dor são: localização, duração, irradiação, intensidade, qualidade, sintomas acompanhantes e fenómenos desencadeantes e atenuantes. Seguidamente, descreveremos cada um destes aspectos da dor.

Sintomas Descritivos

Figura 13. Irradiação da dor na angina de peito.

Outros fenómenos aparecendo ao examinar-se um paciente em plena crise de angina de peito são o aumento de frequência cardíaca, o aumento da tensão arterial, ruídos cardíacos apagados durante a auscultação do tórax e alterações típicas do electrocardiograma (ECG) que se explicaram no capítulo referente a métodos diagnósticos. O exame do paciente nos períodos livres de dor pode ser absolutamente normal.

sintomas do enfarte de miocárdio

A dor que aparece durante o enfarte de miocárdio é de características similares à da angina de peito, ainda que costume ser de maior duração, demorando trinta minutos a várias horas a desaparecer. Não abranda com o repouso nem com os medicamentos vasodilatadores. Como na angina de peito a dor é de intensidade variável: pode ser desde insuportável até leve formigueiro em ambos os braços ou inc1usivamente não apresentar sintomas nos casos de diabéticos, alcoólicos e idosos. Como no caso de angina de Prinzmetal, o enfarte pode aparecer em repouso.

Outros sintomas podem ser: sensação de falta de ar (dispneia), sensação de morte iminente, instabilidade na marchasuor friopele pálida e debilidade generalizada importante.

Existem outros casos atípicos que podem apresentar-se sem dor e que mencionaremos sucintamente: